Regresso de férias

Regresso de férias mais positivo: saiba como em 10 passos

Casa e Família

Após o descanso, voltar à rotina é um desafio. Conheça algumas dicas para um regresso de férias positivo e inspirado. 30-09-2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Além de arrumar a mala de viagem, o regresso de férias pode trazer consigo uma bagagem emocional que merece atenção. A transição entre os dias relaxantes de lazer e o retorno às responsabilidades do trabalho e do novo ano escolar pode ser um desafio.

A boa notícia  é que, com as estratégias certas, é possível transformar este momento em algo positivo e motivador.

Apresentamos  algumas dicas práticas para o ajudar a regressar às rotinas do trabalho de forma animada e inspiradora.  Venha daí essa energia!

 

 

10 dicas para um regresso de férias tranquilo 

Voltar ao trabalho após as férias, mobilizado e sem perder o espírito que conquistou durante o descanso,  não só é  possível como é o momento para contagiar os mais próximos com a sua boa onda.

Com algum planeamento e atenção às suas necessidades físicas, emocionais e financeiras, a transição pode ser suave e positiva.

Siga estas dicas para transformar o seu regresso ao trabalho numa oportunidade de renovação e crescimento.

 

1. Agende dias de transição

Guarde um ou dois dias no final das férias para ficar em casa antes de voltar à rotina. Assim terá tempo para, calmamente, ir ao supermercado, desfazer as malas, lavar roupa e tratar de alguma coisa inesperada que tenha surgido enquanto estava fora.

 

2. Planeie o regresso gradual

Se possível, planeie o regresso ao trabalho para um dia no meio da semana. Isto permite que tenha apenas alguns dias de trabalho antes de poder descansar novamente no fim de semana. Um regresso gradual permite que o corpo e a mente se ajustem de forma mais suave às exigências profissionais.

 

O que é a depressão pós-férias?
A depressão pós-férias não é clinicamente reconhecida. Mas diferentes publicações científicas referem um estado depressivo que podemos sentir após o regresso de férias. Este fenómeno também designado por síndrome pós-férias, tristeza pós-férias ou síndrome das férias, inclui conceitos que surgiram pela primeira vez na década de 1950. Os sintomas podem afetar o dia-a-dia, relações pessoais e o desempenho no trabalho ou nos estudos e podem durar até duas semanas. Os sintomas da depressão pós-férias incluem:

  • Ansiedade moderada;
  • Maior irritabilidade;
  • Sensação de nostalgia;
  • Dificuldades em dormir;
  • Desconforto ou mal-estar geral.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
O regresso ao trabalho, depois de um período de férias, é mais um momento dos muitos que vivemos no curso da vida profissional. Haverá outras etapas em que o mote é diferente, e igualmente prolongado no tempo. Por exemplo, preparar a reforma
Saiba Mais Aqui

 

Organize as finanças antes de partir

As férias podem ser um período de pico nos gastos e voltar ao trabalho com preocupações financeiras pode agravar o stress. Dedique algum tempo, ainda antes de partir de férias a impor limites na despesa. Após o regresso, analise o orçamento, avalie as despesas das férias e faça os acertos necessários para o equilíbrio financeiro. Siga critérios de prudência e sustentabilidade.

Ter uma visão clara das suas finanças e um plano para recuperar eventuais excessos ajuda a mitigar a ansiedade financeira.

 

Tome Nota:
Para quem tem filhos na escola, o fim de férias também é sinónimo de regresso às aulas e aos gastos em material escolar. Aceder aos manuais gratuitos não dispensa outras despesas a incluir no orçamento. Reutilizar material escolar em bom estado, aproveitar as campanhas de regresso às aulas ou comprar em segunda mão são boas opções para reduzir custos.

 

Leia também:

 

4. Evite sobrecarregar a agenda

O ideal é que, antes de partir de férias, possa organizar-se de forma a evitar trabalho acumulado para resolver quando chegar. Executar tarefas diárias mais leves nos primeiros dias facilita a adaptação à rotina.

 

5. Guarde algum tempo para si

Uma das maiores dificuldades no regresso de férias é a sensação de que todo o tempo pessoal desapareceu. Para evitar este sentimento, reserve tempo para atividades pessoais e de lazer, mesmo durante a semana de trabalho.

Pratique desporto, encontre-se com amigos ou inclua na sua rotina um hobbie. Manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é garantir o bem-estar emocional.

 

Como equilibrar as finanças depois das férias
Nas férias é comum gastar mais e desequilibrar as finanças. No entanto, há algumas coisas que pode fazer para recuperar:

  • Avalie as despesas acumuladas e identifique o seu  retrato financeiro;
  • Faça uma lista do que tem de pagar até ao final do ano, seja o material escolar, IRS ou seguros, entre outros;
  • Ajuste o orçamento para os meses seguintes, identificando as áreas onde pode cortar ou poupar;
  • Desenvolva bons hábitos e invista na sua educação financeira. Este conselho é aplicável em qualquer altura do ano e em qualquer fase da sua vida. Gerir o dinheiro de forma eficaz e poupar é essencial para organizar as finanças e viver com tranquilidade.

 

 

6. Atualize as suas prioridades profissionais

Após o regresso de férias, a perspetiva sobre o trabalho pode mudar. Aproveite o momento para rever e reorganizar prioridades profissionais. Faça uma lista das tarefas pendentes e estabeleça novas metas com base nas reflexões durante o período de descanso.

Organizar o trabalho desta forma pode trazer uma sensação renovada de propósito e motivação com possibilidades de crescimento e mudança profissional

 

7. Mantenha vivo o clima de férias

Evitar deprimir depois das férias pode passar por incorporar elementos das férias no dia a dia. Pode ser uma música que ouviu bastante durante o descanso, decorar o seu espaço de trabalho com uma lembrança das férias, ou até mesmo tentar cozinhar uma refeição típica do lugar que visitou.

 

8. Pratique a gratidão e o mindfulness

Em vez de se focar no que perdeu, procure focar-se no que ganhou. O mindfulness pode ser poderoso neste contexto. Agradeça pelo descanso que teve e procure estar presente no momento, valorizando os aspetos positivos do trabalho e da rotina diária.

 

9. Converse com os colegas e partilhe experiências

Ao regressar, aproveite para partilhar as experiências de férias com os colegas e ouvir também as deles. Isto não só fortalece os laços de trabalho como também traz uma sensação de continuidade entre o lazer e o trabalho.

 

10. Cuide da sua saúde

Por fim, lembre-se de que o bem-estar físico está intimamente ligado ao bem-estar mental. Voltar à rotina de trabalho pode ser menos penoso se se mantiver fisicamente ativo e atento à sua alimentação. Considere retomar ou iniciar uma rotina de exercícios e mantenha uma dieta equilibrada.

 

Leia também:

 

 

A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.