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Negociar as contas dos serviços essenciais pode ajudar a aliviar as despesas e a evitar o incumprimento. Num contexto de subida dos preços, incluindo os dos serviços essenciais como a energia a água ou as telecomunicações, todas as formas de fazer baixar o valor a pagar pelas faturas mensais são bem-vindas.
Negociar com os fornecedores do serviço é sempre um bom caminho para poupar e para evitar atrasos ou falhas no pagamento.
Por onde começar? E em que situações é possível baixar os valores a pagar? Conheça todos os passos a seguir.
Como negociar para reduzir as contas?
Ao analisar as suas faturas de serviços essenciais acha que está a pagar demais? Os montantes que paga estão a tornar-se incomportáveis para o seu orçamento? Saiba que há formas de reduzir esses valores.
Compare ofertas
Mesmo sem dificuldades para pagar as contas mensais, é sempre importante analisar periodicamente os seus contratos de serviços essenciais, e outros, para perceber se pode pagar menos.
Uma das melhores formas de o fazer é utilizando os comparadores de tarifários, como o que existe no site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Aqui consegue perceber qual é a melhor oferta em termos de eletricidade, gás natural (ou ambos) para o seu caso.
A ANACOM, que regula os serviços de telecomunicações, também tem no seu site um simulador que ajuda a encontrar o melhor tarifário e portanto mudar de operadora.
Pode ainda contactar diretamente os diferentes fornecedores do serviço, pessoalmente ou através dos seus sites, e fazer o seu próprio estudo de mercado para perceber qual a opção mais em conta para as suas necessidades.
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Negoceie ou mude de fornecedor de serviço
Se encontrou uma oferta melhor e que permite baixar as despesas mensais, tem duas opções.
Pode tentar renegociar com o seu atual fornecedor as atuais condições, explicando que encontrou uma oferta melhor e esperando que lhe apresentem uma proposta mais vantajosa.
Se isso não acontecer,mudar de operadora pode ser uma boa solução. No caso das telecomunicações (assim como noutras áreas) é preciso ter atenção aos períodos de fidelização e aos custos associados. No entanto, mesmo no período de fidelização, é possível rescindir o seu contrato sem penalização nas seguintes situações:
- Desemprego involuntário com perda do rendimento mensal igual ou superior a 20%;
- Incapacidade para o trabalho com duração superior a 60 dias e perda de rendimento;
- Emigração;
- Mudança de residência e incapacidade da operadora de oferecer um serviço equivalente na nova morada.
Também é possível mudar de comercializador de eletricidade ou procurar, no mesmo operador, um tarifário mais competitivo.
Já no que diz respeito ao gás natural, a opção de mudar para o mercado regulado pode permitir poupanças na ordem dos 60%, revelava a ADENE (Agência para a Energia) em setembro de 2022. O mercado regulado pode também ser uma opção para reduzir a sua fatura da eletricidade.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Recorrer ao débito direto pode ser uma alternativa capaz de pagar as suas contas mas atenção aos cuidados a ter em conta. Além disso, há que considerar as suas necessidades e objetivos assim como as opções disponíveis no mercado para lhes dar a devida resposta.
Saiba Mais Aqui
Tome Nota:
No mercado regulado os preços são fixados pela ERSE, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que regula os setores da eletricidade, do gás natural, da mobilidade elétrica e dos combustíveis.
Reduza serviços
Se não conseguir renegociar o valor, pode optar por tentar reduzir os serviços associados à sua fatura, abdicando de serviços. Por exemplo, nas telecomunicações ou baixando a potência contratada na eletricidade.
Na água, onde este serviço é prestado ou acompanhado por entidades municipais e sem concorrência, não existe margem para comparar ofertas. A opção passa por tentar reduzir o consumo. Ao gastar menos água, poupa também nas taxas associadas como a taxa de gestão de resíduos.
Beneficie das tarifas sociais e outros apoios
As famílias com rendimentos mais baixos podem beneficiar de tarifas sociais, o que diminui o valor a pagar mensalmente.
A tarifa social da água não está disponível em todos os concelhos. Pode encontrar aqui a lista de municípios que disponibilizam esta tarifa e perceber como funciona.
A tarifa social de eletricidade é atribuída automaticamente a quem cumpre as condições necessárias.
Com a tarifa social de internet pode ter um custo mensal reduzido de 6,15€, já com IVA incluído, neste serviço. Pode ser requerida por famílias com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais. Saiba mais no site da ANACOM.
Além dos tarifários sociais, esteja igualmente atento a apoios adicionais que podem ajudar a minimizar os encargos com serviços essenciais, nomedamente no âmbito municipal. Lembre-se que as famílias numerosas podem igualmente tirar partido de alguns benefícios importantes.
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Algumas dicas para cada serviço essencial
Pode haver abordagens diferenciadas para cada serviço. Em qualquer das opções é fundamental cumprir com as condições. Por exemplo, é possível que alguns operadores determinem uma tarifa fixa mensal associada a uma compensação anual. Tenha atenção às especificidades e impacte do seu incumprimento, como por exemplo, o pagamento de juros de mora.
- Negociar na eletricidade
Tantos os serviços de abastecimento de luz e gás consentem a possibilidade de fracionamento da fatura. Esta possibilidade deve estar fundamentada e justificada em motivos económico-financeiros.
Antes de avançar com este pedido, reúna provas e documentos que possam atestar a suas dificuldades, por exemplo de uma situação de desemprego ou de quebra de rendimentos. O fracionamento não pode ultrapassar 25% do valor médio das sua faturas
No caso dos clientes economicamente vulneráveis, o prazo limite de pagamento é alargado para 20 dias úteis. Findo os quais pode ocorrer um corte de abastecimentos, nomeadamente nos casos pós-negociação.
- Negociar nos serviços de água
Sendo um serviço municipalizado, caso se veja numa situação de maior dificuldade em cumprir com os prazos de pagamento, é inevitável apurar diretamente com o fornecedor quais as condições e possibilidades em cima da mesa.
- Negociar nas telecomunicações
Tal como nos serviços de luz e gás, há possibilidade de fracionamento mediante determinadas condições que deve saber apurar antecipadamente. Também aqui o incumprimento pode gerar corte de serviços seguido de rescisão contratual com os custos associados. Informe-se junto do seu operador e antecipe cenários para evitar o pior.
E se já estiver em incumprimento?
Se já falhou o pagamento destes serviços essenciais é importante começar, quanto antes, a procurar soluções.
Serviços como a água, a energia e as telecomunicações não podem ser cortados sem um pré-aviso, que deve ser enviado por escrito com uma antecedência de 20 dias (30 dias no caso das telecomunicações).
Ainda assim, e o mais rapidamente possível, deve contactar o fornecedor com vista a um acordo de pagamento que permita pagar a dívida em prestações.
Evite a acumulação de contas
Lembre-se que o atraso no pagamento de contas, além de levar à cobrança de juros de mora, pode ter consequências ainda mais sérias, como processos executivos e penhoras de bens ou de rendimentos.
Processo Especial para Acordo de Pagamento: sabe o que é?
Caso a sua situação financeira esteja a complicar-se, com dívidas a acumularem-se, pode recorrer ao Processo Especial para Acordo de Pagamento (PEAP). Este mecanismo viabiliza negociações com os credores para evitar a insolvência pessoal, através do tribunal e está disponível para pessoas singulares ou coletivas sem fins lucrativos. Para ser iniciado, é necessário que o devedor, e pelo menos um dos credores, declarem por escrito que pretendem iniciar negociações para um acordo de pagamento. Depois do início do processo, os prestadores de serviços essenciais (água, eletricidade, gás natural, telecomunicações) não podem suspender o fornecimento por falta de pagamento.
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A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.