Plano de Transição para a Neutralidade Carbónica 2050

Em linha com a estratégia definida, em setembro de 2022 a Caixa Gestão de Ativos, SGOIC, S.A. (CXA) tornou-se também signatária da Net Zero Asset Managers Initiative (NZAM)1, iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de estufa líquidas nulas até 2050.

Neste contexto, assumindo a responsabilidade da transição para uma economia neutra em carbono em 2050, através das decisões na gestão das carteiras dos seus Clientes, e no apoio às empresas na resiliência e adaptação aos riscos climáticos e ambientais, a CXA torna públicos os seus compromissos intermédios iniciais2, já validados pela NZAM, e que visam garantir uma neutralidade carbónica das carteiras geridas se não antes, em 2050.

-Incidência sobre os investimentos diretos em ações e dívida corporate – Correspondente a 22,5% dos ativos geridos3;

-Objetivos:

> Compromisso de Descarbonização das Carteiras Geridas (Dezembro 2030):

- Intensidade de Emissões (âmbito 1 e 2)4 – Redução de 50% vs 2019 – 36,3 tCO2e/Million USD invested (40,8 tCO2e/Million EUR)

> Compromissos de Envolvimento (Dezembro 2030):

- No mínimo 50% das emissões associadas às carteiras geridas, estarão associadas a emitentes com compromissos de neutralidade carbónica validados cientificamente5;

- No mínimo 50% das emissões associadas às carteiras geridas, estarão associadas a emitentes com os quais a CXA participará em atividades de envolvimento6 em questões ambientais.

> Compromissos de Investimento em Emitentes com Compromissos SBTI:

- 2025 - 75% do investimento direto realizado incidirá sobre emitentes com compromissos de redução de emissões de gases de estufa no contexto da SBTI;

- 2030 - 85% do investimento direto realizado incidirá sobre emitentes com compromissos de redução de emissões de gases de estufa no contexto da SBTI.

A CXA reconhece que ao utilizar informação e análise fundamental externa nesta matéria depende da qualidade, precisão e atualização da informação recolhida. Paralelamente, o cumprimento das metas de redução das emissões das carteiras geridas depende do alinhamento e desempenho dos emitentes nos quais a CXA investe nesta redução, bem como do desenvolvimento de novas leis e regulamentos que a incentivem.

Importa ainda referir que no que se refere às suas atividades próprias, a CXA concorre para os objetivos de Neutralidade Carbónica definidos para o Grupo Caixa Geral de Depósitos.

Notas:

1 Iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de estufa nulo até 2050, valores consistentes com a meta de limitar o aumento máximo de temperatura em 1,5°C até 2100, em relação aos níveis pré-industriais.

2 De acordo com as metodologias Net Zero Investment Framework e Science Based Target initiative for Financial Institutions.

3 Dados com referência a 30/06/2023.

4 De acordo com a definição estabelecida pela Greenhouse Gas Protocol, incluindo no caso do âmbito 1 as emissões de gases de efeito de estufa decorrentes das atividades diretas dos emitentes e, no âmbito 2, as emissões indiretas decorrentes da utilização de energia adquirida.

5 Targets aprovados pela Science Base Target Initiative (SBTI)

6 Atividades de envolvimento incluindo exercício de direitos de voto em AGM’s ou atividades de envolvimento