É objetivo da Caixa Gestão de Ativos, SGOIC, S.A. constituir-se como um exemplo na realização de Investimentos Socialmente Responsáveis (ISR), complementando o seu processo de análise fundamental com considerações de ordem ambiental, social e de governo societário (ESG1 ).
A Sociedade Gestora acredita que:
- a adoção de um modelo de Investimento Socialmente Responsável melhora a compreensão dos riscos e das oportunidades existentes nas carteiras de investimento que gere,
- ao mesmo tempo que robustece o perfil ambiental, social e de melhores práticas de governo societário das mesmas.
Com esta atuação a Caixa Gestão de Ativos está, simultaneamente, a:
- salvaguardar as preocupações com o desenvolvimento sustentável;
- potenciar a geração de rendibilidades sustentáveis no longo prazo que vão ao encontro do melhor interesse dos seus Clientes.
Com o lançamento, em 2017, do 1º fundo de investimento socialmente responsável nacional, “Caixa Investimento Socialmente Responsável”, a Caixa Gestão de Ativos tornou-se pioneira em Portugal na introdução de soluções de investimento com critérios de seleção de empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governo societário e exclusão de entidades envolvidas em setores da economia considerados controversos.
Os últimos anos têm sido marcados pela incorporação da temática ESG como pilar estratégico para o desenvolvimento da atividade da Caixa Gestão de Ativos.
Visando o alinhamento da sua atuação com as melhores práticas de ISR a Caixa Gestão de Ativos é signatária, desde junho de 2019, dos Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (PRI).
Decorrente de tal adesão, a Caixa Gestão de Ativos passou a ser objeto de uma avaliação periódica independente, quanto à incorporação dos supracitados princípios, nas estratégias de investimento dos Fundos/Patrimónios por si geridos.
Esta avaliação é, posteriormente, incorporada na definição da remuneração variável dos seus Colaboradores, sob a forma de um indicador de performance (KPI), que pondera a referida remuneração, tal como previsto na Política de Remuneração dos Colaboradores da Caixa Gestão de Ativos.
O triénio 2019-2021 serviu para reforçar a posição da Caixa Gestão de Ativos no campo da sustentabilidade.
Em linha com a estratégia definida, em setembro de 2022 a Caixa Gestão de Ativos tornou-se também signatária da Net Zero Asset Managers Initiative , iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de estufa nulo até 2050.
A Sociedade centra a sua atuação, no que se refere à sustentabilidade, em três dimensões suportadas em diferentes Políticas:
1) Integração de fatores ESG nos processos de investimento, em paralelo com a utilização de fatores de análise financeira tradicionais
- Política de Investimento Socialmente Responsável
No âmbito da estratégia de Sustentabilidade definida, a Caixa Gestão de Ativos completou, no final do ano de 2021, a adoção de critérios ESG em todas as classes de ativos sob gestão, desenvolvendo uma metodologia de rating interna denominada Rating de Sustentabilidade CXA , que consolida diferentes abordagens/ metodologias de análise em função da classe de ativos subjacente, garantindo, desta forma, uma cobertura transversal no que se refere à sustentabilidade a todas as classes de ativos geridas pela Sociedade Gestora.
2) Envolvimento com as Empresas alvo de investimento através do exercício dos direitos de voto associados aos ativos sob gestão, nomeadamente, em temas como os direitos humanos e do trabalho, meio ambiente, ética, entre outros.
- Política de Exercício dos Direitos de Voto
3) Envolvimento com as empresas que se enquadrem no universo de investimento, fomentando um diálogo próximo em matérias de Investimento Socialmente Responsável (Engagement ).
A Caixa Gestão de Ativos participa, juntamente com investidores de todo o mundo que partilham princípios e convicções semelhantes em matérias de ISR, em processos de diálogo com as empresas em que investe no sentido de mitigar ou resolver práticas inadequadas em matéria ESG.
- Política de Envolvimento
- Relatório de Envolvimento
A Caixa Gestão de Ativos avalia, ainda, os principais impactos negativos resultantes de decisões de investimento em matéria de sustentabilidade de acordo com a sua Declaração sobre as Políticas de Diligência Devida .
Na informação pré-contratual de cada fundo de investimento poderá ser consultado se este promove características ambientais ou sociais.
Consulte aqui a grelha de fundos de investimento da Caixa Gestão de Ativos e a forma como cada um se classifica em relação à incorporação das dimensões ambientais e sociais na sua gestão.
1 ESG: acrónimo, em inglês, para Environmental, Social and Governance.