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Dos boomers aos zoomers: o que os distingue no trabalho?

Formação e Tecnologia

Boomers e zoomers podem trabalhar juntos sem conflitos? Veja as semelhanças e diferenças entre as várias gerações 27-12-2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Se o seu local de trabalho junta pessoas de várias gerações, já terá percebido que nem sempre boomers e zoomers (ou outros grupos etários diferenciados) partilham os mesmos pontos de vista em relação ao trabalho.

Uns adoram tecnologia, outros aprenderam a trabalhar sem ela. Uns já somam décadas de experiência profissional, outros acabaram de chegar. Há quem só consiga produzir bem em teletrabalho e quem prefira deslocar-se diariamente para a empresa. Nem sempre as diferentes gerações encaram da mesma forma as questões relacionadas com horários, carreira, dinheiro ou metodologias.

Afinal, boomers e zoomers são opostos? Ou, pelo contrário, convivem facilmente em ambiente laboral?

 

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O que são boomers, zoomers, geração X ou geração Y?

Designações como boomers, geração X, geração Y e geração Z (ou zoomers), foram surgindo ao longo das últimas décadas e refletem diferentes contextos e diferentes formas de encarar a vida.

Cada uma destas gerações tem, afinal, conhecido realidades bem distintas. Enquanto os baby boomers nasceram e cresceram após a II Guerra Mundial, em que a televisão ainda era uma novidade, os zoomers nunca conheceram um mundo sem internet.

É, por isso, natural que, em contexto de trabalho, estas diferenças se manifestem e que nem sempre a convivência seja pacífica.

Vejamos o que caracteriza cada geração e qual a sua relação com o trabalho.

 

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Boomers 

Também conhecidos como Baby Boomers, por serem o resultado do baby boom (elevado número de nascimentos) ocorrido após o fim da II Guerra Mundial. Nasceram entre 1946 e 1965, pelo que uma parte desta geração está já na reforma ou numa fase em que a sua carreira se encontra consolidada.

Os boomers passaram por várias transformações ao nível social e tecnológico. Privilegiam um emprego fixo e a estabilidade profissional, não sendo raros os casos em que as pessoas trabalharam décadas na mesma empresa.

O facto de, devido à idade e experiência, ocuparem atualmente posições de liderança nas empresas pode fazer com que o choque entre estes profissionais e os de novas gerações seja mais forte.

 

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Geração X

Esta geração nasceu entre o fim dos anos 1960 e início dos anos 1980 e testemunhou igualmente grandes acontecimentos históricos, como o fim da Guerra Fria e o aparecimento da internet. A geração X preza a estabilidade, mas está já mais aberta a arriscar e a mudar de emprego ou de funções do que a anterior.

Esta geração fez a transição do analógico para o digital, pelo que teve de adaptar-se a novas formas de trabalhar e de acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico gerado pelos computadores, telemóveis e internet. 

 

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Millennials ou Geração Y 

Nascidos entre o início dos anos 80 e o começo dos anos 90, os millennials já chegaram ao mercado de trabalho com competências digitais, o que lhes deu desde logo uma vantagem em relação às gerações anteriores. Apesar de procurarem o sucesso profissional, preocupam-se com temas como a sustentabilidade ou igualdade. Por isso, valorizam as questões relacionadas com a responsabilidade social, assim como os comportamentos mais sustentáveis.

São mais informais do que as gerações anteriores e valorizam a vida pessoal e as experiências. Podem, assim, preferir o nomadismo digital a um emprego fixo. Como cresceram já num contexto de globalização, não receiam estudar ou trabalhar fora do país. Mudar de área profissional também não é problemático.

 

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Zoomers ou Geração Z

Esta geração nasceu entre o início dos anos 90 e 2001, em plena era da internet. Também conhecidos por nativos digitais são naturalmente hábeis com as tecnologias, e sentem até dificuldades em estar offline.

Sendo uma geração marcada pelo virtual e pelo imediatismo, tem hábitos diferentes das anteriores. Por exemplo, pode preferir comunicações à distância às reuniões presenciais e ter alguma dificuldade em cumprir horários pré-estabelecidos. 

Sustentabilidade, equilíbrio entre a vida laboral e a pessoal, igualdade e liberdade para escolher como e onde querem trabalhar são importantes para a geração que está a chegar ao mercado de trabalho.

 

O que procura cada geração
O estudo Talento Z: Os Nativos Digitais no Mercado Laboral, divulgado pela Hays em 2019, dava conta das perspetivas de Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z em relação ao trabalho. Um dos pontos diz respeito aos benefícios laborais que cada uma valoriza:

  • Baby Boomers elegem o seguro de saúde (86%), a formação e certificações (66%) assim como automóvel para uso pessoal (61%)
  • Geração X escolheu seguro de saúde (88%), a formação e as certificações (80%) e a flexibilidade de horários (76%)
  • Geração Y também escolheu seguro de saúde (82%), a formação e as certificações (79%) e a flexibilidade de horários (76%)
  • Para a Geração Z os principais benefícios a considerar são a possibilidade de trabalhar a partir de casa (72%), o seguro de saúde (72%) e flexibilidade de horários (70%).

As gerações X, Y e Z destacam ainda os bónus para conseguir atingir os objetivos.

 

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4 dicas para lidar com várias gerações no emprego

Incentivar o diálogo e a troca de conhecimentos e valorizar as competências de cada geração são algumas formas de garantir que, apesar das diferenças, o ambiente de trabalho é saudável e a produtividade não é afetada.

Conheça algumas formas de melhorar o relacionamento profissional entre boomers, zoomers e restantes gerações de colaboradores com vista a criara um grupo harmonioso e cheio de valor.  

 

1. Promover o diálogo e a interação

É importante que as várias gerações possam conviver, quer seja em contexto de trabalho (por exemplo criando equipas de trabalho multigeracionais), quer nas pausas para café ou para as refeições.

A ideia é evitar que as pessoas se isolem ou interajam apenas com colegas da mesma idade. Desta forma será mais fácil, quer para os colaboradores, quer para as empresas, criar um ambiente de trabalho mais coeso.

 

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2. Valorizar e ouvir todos

O clima de diálogo entre boomers, zoomers, millennials e geração X só é possível se os responsáveis pelas empresas criarem uma dinâmica que permita que todos sejam ouvidos, independentemente da sua idade ou antiguidade.

Além disso, é importante que todos se sintam valorizados, independentemente das suas competências, já que todas são importantes. Uma pessoa mais velha pode não dominar os termos relacionados com tecnologia mas terá certamente uma maior capacidade para, com base na sua experiência, tomar decisões rápidas ou solucionar imprevistos.

 

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3. Fomentar a mentoria e troca de conhecimentos

Os conflitos entre gerações podem ser reduzidos se existir abertura para a troca de conhecimentos. Partindo dos pontos fortes de cada uma, terá de existir, por um lado, a vontade de partilhar o que se sabe e, por outro, o desejo de aprender.

Esta troca pode ser incentivada, por exemplo, por programas de mentoria, em que os mais experientes aconselham os mais novos.

4. Encontrar pontos em comum

As gerações que partilham o mesmo local de trabalho podem ter muitas diferenças, mas terão certamente vários pontos em comum, pelo que é importante que, no contacto diário, se procure perceber quais são.

Estas semelhanças não se limitam às questões laborais. Desporto, música ou viagens constituem, por vezes, interesses em comum que servem de ponto de partida para o estabelecimento de relações interpessoais. boomers e zoomers podem acabar por ser surpreendidos pelas afinidades.

 

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