
Fotos da exposição
Expositor do 1º Livro de Receita e Certificador de Cheques.
Expositor da Carta de Lei.
Luis Miranda de Menezes, (1820–1878) Presidiu a partir de 1876 à gestão da Caixa por inerência do cargo de Presidente da Junta do Crédito Público, que na altura administrava a CGD.
Carta de Lei de 10 de Abril de 1876, assinada por “El Rei”, que cria a Caixa Geral de Depósitos, a qual estipula as normas relativas à administração, pessoal e proveniência dos primeiros fundos. A cópia da 1ª folha identifica D. Luis como o seu autor.
A Junta do Crédito Público, como administradora da CGD submete à aprovação do Rei D. Luís o 1º Regulamento Provisório, o qual será aprovado e publicado pelo Decreto de 6 de Dezembro de 1876.
Máquina de escrever marca “Continental A”.
A CGD recebeu da Junta do Depósito Público, além de Apólices do Real Erário outros documentos que constituíam créditos a receber. Tinteiro com caneta, sinete, lacre e lamparina eram elementos indispensáveis para efetuar os registos e autenticações.
O 1º depósito do livro de receita da CGD provém de um cheque de 646$434 réis da JD Público, autenticado, por uma máquina de certificar cheques, semelhante a esta. Moedas de 2.000 réis em ouro e de 50 réis em prata do ano da fundação da CGD.
Certificador de cheques.