
Fotos da exposição
Fachada da sede da antiga Companhia das Fábricas Cerâmica Lusitânia, que ocupava parte dos terrenos, onde hoje se encontra localizado o Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos. A sua atividade iniciou-se em 1903 com Sylvain Bessière (fundador) e cessou a produção, em 1971.
Durante cerca de 13 anos, a Fábrica Lusitânia esteve ao abandono e em estado de degradação, altura em que o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos se interessou por aqueles terrenos para a construção da sua futura Sede.
No complexo fabril existia um conjunto de 24 habitações, destinadas a operários indiferenciados, que devido ao aumento de trabalhadores na fábrica, passaram a alojar os funcionários hierarquicamente superiores.
Conjunto de 3 fornos destinados à cozedura da matéria-prima: produtos refratários, elementos em grés, mosaicos, azulejos, telhas e tijolos (parte significativa das demolições foi reaproveitada para erguer as galerias de exposição da Culturgest, no Edifício Sede).
O início dos trabalhos implicou a demolição do complexo de edifícios da fábrica Lusitânia e respetivas infraestruturas.
Na sequência das demolições, foram iniciados os trabalhos de movimentações de terras e construção de muros de suporte, nomeadamente no lado nascente (Rua Cidade de Bucareste) e lado norte (Av. João XXI).
Elemento estrutural que a CGD fez questão de conservar e incluir na área envolvente, enquanto testemunho histórico da fábrica Lusitânia.
O início dos trabalhos de construção do Edifício Sede da CGD foi, simbolicamente, assinalado em 15 de julho de 1987 através do lançamento da primeira pedra, com a presença dos membros do Conselho de Administração, do Gabinete para as Novas Instalações (GNI) e do consórcio vencedor do concurso (Lusotecna e Atelier do Arquiteto Arsénio Cordeiro).
A cerimónia contemplou a colocação nas fundações do edifício, no eixo vertical do átrio central, de um sarcófago em pedra contendo um documento, em pergaminho, e diversas moedas datadas de 1987.
Elementos estruturais utilizados nas fundações da edificação do Edifício – cofragem.
Depois de oficializados, através do lançamento da 1ª pedra, prosseguiram os trabalhos de construção do complexo da sede social da CGD.
Em 2018, o Edifício Sede, comemora o seu 25.ºaniversário...