
A História da Caixa contada através de documentos, datas, e fotografias.
Ao longo dos anos são muitos os momentos relevantes que nos ajudam a compreender a construção de um Património Histórico rico e variado como é o da Caixa Geral de Depósitos.
Sabe o que foi a Caixa Económica Portuguesa?
Com o propósito de garantir, o futuro de classes desfavorecidas e permeáveis aos problemas de envergadura social, tais como, doença, invalidez, entre outros.A Caixa Económica Portuguesa (CEP) surgiu no panorama bancário português com a garantia do Estado e administrada pela JCP, por intermédio da CGD. Saiba mais aqui.
Sabe o que foi a Caixa Económica Postal?
A Caixa Económica Postal foi um serviço da Caixa, criado em maio de 1911, para receber depósitos nas estações de Correios. O objetivo foi promover o espirito da economia junto da população portuguesa, incentivando as pequenas poupanças. Saiba mais aqui.
Sabe o que têm em comum estas duas fotografias?
As duas fotos, tiradas na mesma perspetiva, representam os palácios Sobral e Palmela, em épocas diferentes. Dois edifícios separados pela Rua da Rosa, em Lisboa, que serviram de sede da CGD entre o final do sec. XIX e março de 1993.
Sabia que o Arquivo Histórico da CGD reúne documentos de diversos Montepios?
Desde a fundação da Caixa Nacional de Previdência, da fusão dos diversos Montepios no Motepio Oficial do Estado e sua integração naquela entidade, que a gestão das pensões dos seus associados foi entregue à CGD que ficou com toda a documentação sob a sua responsabilidade.
Sabia o Dia Mundial da Poupança se comemora a 31 de outubro?
Foi instituído em 1924, em Milão, por ocasião do Congresso Internacional das Caixas Económicas. Em Portugal, as comemorações iniciaram-se em 1969 e, em 1971, a CGD ficou incumbida de centralizar as diversas iniciativas e eventos de sensibilização para a poupança..
Sabe onde se situava a 1ª sede da CGD?
As primeiras instalações da CGD, aquando da sua fundação em 1876, situavam-se no atual edifício do Ministério da Justiça, na Praça do comércio (Terreiro do Paço), em Lisboa. Aí funcionava a Junta de Crédito Público que na altura era administradora da CGD.
Sabia que o Arquivo Histórico da CGD referencia o General Junot?
Um decreto assinado pelo “Exmº Senhor General em Chefe do exército de Portugal” (Junot) – comandante das tropas francesas aquando da invasão de Portugal – ordenou a transferência de 320.000 réis, da Junta do Depósito Público para o Real Erário, para custear as despesas das suas tropas.
Sabe quando foi lançada a 1ª pedra do Edifício Sede da CGD?
A 15 de julho de 1987, o Presidente do Conselho de Administração da CGD, Dr. Oliveira Pinto, lê o auto de lançamento da 1ª pedra e coloca o pergaminho no sarcófago depositado nas fundações do edifício, marcando o arranque oficial das obras de construção do edifício sede da CGD, na Av. João XXI, em Lisboa.
Sabia que a 1ª Ordem de Serviço regulava horas extraordinárias?
Emitida a 16/09/1898, a 1ª Ordem de Serviço da CGD regulava o funcionamento do serviço de horas extraordinárias, para fazer face a alguns procedimentos administrativos que periodicamente deveriam ser enviados para as entidades oficiais.
Sabia que a CGD concedeu um empréstimo à Casa Real?
Movida pela necessidade de liquidar as dívidas provocadas por guerras civis, obras e gastos exagerados, a família real tomou algumas medidas de refrescamento dos cofres reais, incluindo um pedido de empréstimo à Caixa em 31 de dezembro de 1885.
Sabia que o documento mais antigo do Arquivo Histórico da CGD data do Séc. XVI?
Trata-se de uma carta escrita em Roma, a 8 de maio de 1563, pelo Cardeal italiano Carlos Borromeu ao Prior da Ordem de Cristo, em Portugal, agradecendo o convite que lhe foi feito para se tornar protetor daquela Ordem.
Sabia que a transferência da sede social da CGD aconteceu em 1994?
Na sessão de 2 de março de 1994, o Conselho de Administração decidiu transferir a sede social da Caixa Geral de Depósitos, SA, do Largo do Calhariz para o nº 63 da Av. João XXI, com efeitos a partir do dia 14 do mesmo mês.
Sabe que papel desempenhou António de Serpa Pimentel na fundação da CGD?
Foi um dos impulsionadores e responsável direto pelo Decreto que iria criar a CGD. Ministro da Fazenda, apresentou no Parlamento, a 11 de fevereiro de 1876, o projeto de lei nº 8 para a criação da Caixa Geral de Depósitos.
Sabia que as filiais do Porto e Coimbra surgiram em janeiro de 1914?
Inicialmente alojadas em instalações provisórias, foram posteriormente construídos edifícios adequados e sumptuosos: o da filial do Porto projetado pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro e o da filial de Coimbra projetado pelo arquiteto João Simões.