.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

IVA EnCaixa

 IVA EnCaixa

Receba mais cedo o reembolso do IVA.

O IVA EnCaixa é um produto diferenciador para antecipação de recebimentos do IVA, sob a forma de limite para crédito de curto prazo, que permite o adiantamento até 100% dos reembolsos de IVA apresentados à Autoridade Tributária e Aduaneira.

Características

Destinatários

O IVA EnCaixa destina-se a Empresas, nomeadamente PME, ENI, Associações e outros Clientes Institucionais com contabilidade organizada, com relevância para as empresas comerciais, empresas do setor primário e empresas exportadoras e produtoras de bens transacionáveis.

Finalidade

Antecipar recebimentos do IVA, sob a forma de limite para crédito de curto prazo. Permite o adiantamento até 100% dos reembolsos de IVA apresentados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), com prazo até 120 dias e pagamento de juros e capital no final do prazo.

Limite de curto prazo

1. Montante máximo até 100% do montante de reembolso apresentado para adiantamento, por cada utilização.

2. Prazo de 12 meses, renovável.

3. Utilização mediante pedido escrito da empresa, acompanhado da seguinte documentação:

a. Cópia da Declaração Periódica que suporta o pedido de reembolso de IVA;
b. Documento que confirme que o crédito do IVA correspondente ao pedido de reembolso a adiantar será efetuado na Conta de  Depósitos à Ordem associada ao Limite;
c. Certidão que ateste que a empresa tem a sua situação tributária regularizada;
d. Outros documentos considerados relevantes.

4. Taxa de juro* indexada à Euribor, calculada em função da análise económico-financeira da empresa.

5. Reembolso do capital na data de pagamento do reembolso do IVA pela AT, com um prazo máximo de 120 dias, podendo ser acordada uma elevação deste prazo por mais 30 dias.

6. Pagamento de juros, comissões e outras despesas na data de vencimento de capital.

Vantagens

Com o IVA EnCaixa, a sua empresa tem mais vantagens:

a. Apoio à tesouraria da sua empresa através do adiantamento dos reembolsos do IVA constantes da declaração periódica apresentada à AT;
b. Possibilidade de ajustar os prazos das utilizações aos prazos de pagamento praticados pela AT;
c. Contratação simples e fácil utilização.


*TAE de 3,651%, , calculada com base na TAN de 1,536% (Euribor 12M (-0,154%) + spread de 1,690%), para uma empresa PME líder exportadora em agosto de 2017. Exemplo de um crédito no valor de 30.000 euros, pelo prazo de 120 dias, com juros pagos trimestral postecipadamente e capital pago integralmente no final do prazo. Inclui juros, comissão de estudo, de contratação e de acompanhamento e gestão.