Perguntas frequentes
Como funciona a confirmação de beneficiário?
Ao realizar uma transferência a crédito nacional (tradicional ou imediata) ao introduzir o IBAN da conta do beneficiário, ser-lhe-á automaticamente indicado o nome do primeiro titular da conta de destino.
Caso a conta de destino seja de uma pessoa coletiva, será devolvida a denominação social e, caso exista, o respetivo nome comercial.
Na prática, como é que a verificação de beneficiário se realiza?
Ao realizar uma transferência a crédito (tradicional ou imediata) e após indicar o IBAN, bem como o nome do beneficiário, ser-lhe-á automaticamente indicada a correspondência entre o nome do beneficiário indicado e os nomes dos titulares da conta de destino, conforme registados no prestador de serviços de pagamento do beneficiário. Os resultados possíveis dessa verificação são os seguintes:
- Correspondência exata: se o nome do beneficiário indicado corresponder ao nome de um dos titulares da conta de destino.
- Correspondência aproximada: se o nome do beneficiário indicado tiver uma correspondência aproximada, embora não exata, ao nome de um dos titulares da conta de destino. Nesta situação ser-lhe-á apresentado o nome do titular que mais se aproxima do nome indicado.
- Sem correspondência: se o nome do beneficiário indicado não tem correspondência, exata ou aproximada, com os titulares da conta de destino.
- Impossibilidade de efetuar a verificação: ocorre se, por motivos de ordem técnica, não for possível ao serviço dar resposta dentro do tempo previsto, ou se, por exemplo, a conta de pagamento indicada não existir.
Com base na informação obtida, o ordenante decidirá prosseguir, ou não, com a transferência.
Como se articula o serviço de verificação do beneficiário com o serviço de confirmação de beneficiário?
Ao nível nacional a confirmação de beneficiário é realizada por defeito. Se não for possível confirmar o beneficiário, ou se o nome devolvido for alterado, é disponibilizada a verificação de beneficiário para dar-lhe mais segurança antes de prosseguir.
Numa transferência para uma conta no estrangeiro, é possível verificar o beneficiário?
Sim, é possível, desde que a transferência seja realizada para contas de pagamento denominadas em euros, na área do euro.


