
Filiais e Agências do BNU
Trabalhos de investigação no âmbito das filiais e agências do ex-Banco Nacional Ultramarino.
Caraterização histórica e arquitetónica das instalações mais representativas do conjunto de balcões existentes.
Nota introdutória »
BNU em Porto Amélia
Foi em 1930 que o Banco Nacional Ultramarino decidiu instalar-se em Porto Amélia, arrendando para o efeito uma casa "magnífica" para aí estabelecer a sua subagência.
A instalação do BNU na cidade da Praia
O BNU instalou-se no arquipélago de Cabo Verde, na ilha de Santiago, cidade da Praia, em outubro de 1865, num edifício que acolheu os serviços do banco durante toda a sua permanência em Cabo Verde.
A edificação do BNU em São Tomé
A primeira menção a uma eventual instalação de uma agência do Banco Nacional Ultramarino em S. Tomé e Príncipe surgiu no Relatório do BNU de 1867.
A presença do BNU na Índia
Foi em 1868 que o Banco Nacional Ultramarino inaugurou a sua filial em Nova Goa (atual Pangim), capital dos territórios do Estado Português da Índia, com nova expansão em 1877, em Nova Goa e em Bombaim.
Filial do BNU em Díli
Criada em 1902, sob a égide do BNU, ficou conhecida para a posteridade como a mais longínqua agência bancária inaugurada e existente no antigo império colonial português, testemunho de uma longa e dramática história.
Filial do BNU em Lourenço Marques - Maputo
A Carta de Lei de 27 de Janeiro de 1876, contratada entre o Estado português e o Banco Nacional Ultramarino obrigava ao estabelecimento de uma sucursal em Moçambique, o que veio a acontecer a 2 de abril de 1877.
A presença do BNU em Angola - 1865 a 1926.
A atividade do BNU em Angola iniciou-se com a abertura da filial de Luanda, tendo como principal objetivo libertar esta ex-colónia da penúria em que se achava.
Agência do BNU em Bissau
A implementação da presença do Banco Nacional Ultramarino em Bissau, a última instalação nas colónias portuguesas em África, foi plena de incertezas, avanços e recuos, para culminar na edificação de uma das filiais mais remotas para gerir.