Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas

Forfaiting (Importação/Exportação)

 Forfaiting

Receba a pronto as receitas das suas exportações.

Para que o seu negócio não pare, a Caixa antecipa até 100% as receitas de exportação por Créditos Documentários em Euros e moeda estrangeira, proporcionando, de uma forma célere, liquidez imediata à sua empresa.

Características

A maioria dos importadores prefere adequar os seus pagamentos aos seus fluxos de tesouraria, do que efetuar um pagamento à vista, do mesmo modo que o exportador prefere receber de imediato o pagamento das suas exportações.

Através do Forfaiting de Exportação ou de Importação, a Caixa possibilita uma maior flexibilidade na gestão de tesouraria das empresas com negócio internacional, através do desconto sem recurso de Créditos Documentários, Confirmados ou Notificados pela CGD, em euros e moeda estrangeira, ao seu cliente exportador, ou, quando o cliente é o importador, assumindo o pagamento à vista do Crédito Documentário de Importação, que emitiu a prazo, ao exportador/banco do exportador.

Moedas possíveis

EUR (Euro), USD (Dólar Americano), CNY (Yuan da China), JPY (Iene Japonês), ZAR (Rand Sul-Africano).

Forfaiting de Exportação

O Forfaiting de Exportação consiste na compra, sem recurso, pela Caixa, dos Créditos Documentários de exportação emitidos a prazo, provenientes do Comércio Externo.

Através deste Forfait, a Caixa assume  os instrumentos de dívida do exportador e o risco de pagamento pelo importador, libertando o exportador de qualquer risco financeiro na transação, sendo este unicamente responsável pela qualidade e confiabilidade dos bens e/ou serviços prestados.

Forfaiting de Importação

No Forfaiting de Créditos Documentários de Importação, a Caixa assume, perante o exportador do seu cliente ou o Banco do Exportador, o pagamento à vista, e sem recurso, do Crédito Documentário de Importação que emitiu a prazo a pedido do seu importador.

Vantagens para o exportador:

a. Liquidez imediata, com o pagamento  à vista do Crédito Documentário;
b. Mitigação do risco económico, politico e de não pagamento do Importador (Crédito Documentário Notificado);
c. Maior rapidez no acesso a financiamento;
d. Redução da carga administrativa e dos problemas de cobrança.
e. Mitigação do risco cambial nas operações de exportação.

Vantagens para o importador:

a. Possibilidade de negociação de melhores condições comerciais por antecipação do prazo de pagamento (financiar na totalidade os produtos importados, anular o risco de taxa de juro, etc.);
b. Melhor gestão da tesouraria (créditos documentários de importação de pagamento a prazo em vez de à vista).
c. Mitigação do risco cambial nas operações de importação.

 

Sujeito a análise de risco por parte da CGD.
Para mais informação, contacte a sua Agência ou Gabinete Caixa Empresas.