.
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Empresas
Particulares

Forfaiting (Importação/Exportação)

 Forfaiting

Receba a pronto as receitas das suas exportações.

Para que o seu negócio não pare, a Caixa antecipa a 100% as receitas de exportação por Créditos Documentários em Euros, proporcionando, de uma forma célere, liquidez imediata à sua empresa.

Características

A maioria dos importadores prefere adequar os seus pagamentos aos seus fluxos de tesouraria, do que efetuar um pagamento à vista, do mesmo modo que o exportador prefere receber de imediato o pagamento das suas exportações.

Através do Forfaiting de Exportação ou de Importação, a Caixa possibilita uma maior flexibilidade na gestão de tesouraria das empresas com negócio internacional, através do desconto sem recurso de Créditos Documentários, Confirmados ou Notificados pela CGD, em euros, ao seu cliente exportador, ou, quando o cliente é o importador, assumindo o pagamento à vista do Crédito Documentário de Importação, que emitiu a prazo e em euros, ao exportador/banco do exportador.

Forfaiting de Exportação

O Forfaiting de Exportação consiste na compra, sem recurso, pela Caixa, dos Créditos Documentários de exportação emitidos a prazo, provenientes do Comércio Externo.

Através deste Forfait, a Caixa assume  os instrumentos de dívida do exportador e o risco de pagamento pelo importador, libertando o exportador de qualquer risco financeiro na transação, sendo este unicamente responsável pela qualidade e confiabilidade dos bens e/ou serviços prestados.

Forfaiting de Importação

No Forfaiting de Créditos Documentários de Importação, a Caixa assume, perante o exportador do seu cliente ou o Banco do Exportador, o pagamento à vista, e sem recurso, do Crédito Documentário de Importação que emitiu a prazo a pedido do seu importador.

Vantagens para o exportador:

a. Liquidez imediata, com o pagamento  à vista do Crédito Documentário;
b. Mitigação do risco económico, politico e de não pagamento do Importador (Crédito Documentário Notificado);
c. Maior rapidez no acesso a financiamento;
d. Redução da carga administrativa e dos problemas de cobrança.

Vantagens para o importador:

a. Possibilidade de negociação de melhores condições comerciais por antecipação do prazo de pagamento (financiar na totalidade os produtos importados, anular o risco de taxa de juro, etc.);
b. Melhor gestão da tesouraria (créditos documentários de importação de pagamento a prazo em vez de à vista).

Sujeito a análise de risco por parte da CGD.
Para mais informação, contacte a sua Agência ou Gabinete Caixa Empresas.