Stakeholders
Partes interessadas e materialidade
Tendo por base um conjunto diversificado de canais de comunicação, a Caixa promove um envolvimento regular com as suas principais partes interessadas contribuindo para uma identificação abrangente das suas necessidades e expectativas.
No âmbito da definição da Estratégia de Sustentabilidade 2021-2024, a Caixa desenvolveu um processo de auscultação suportado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que obteve a participação de 3.087 partes interessadas.
Na sequência da análise de materialidade concluída em 2021, foram identificados nove temas considerados relevantes para as partes interessadas internas e externas da Caixa. A matriz de materialidade demonstra a relevância de cada tema na perspetiva da sociedade e na perspetiva interna do negócio da Caixa e servem para alinhar a estratégia de sustentabilidade.
Financiar a economia de baixo carbono
Financiar a transição para uma economia com impacto neutro no clima de uma forma justa e inclusiva.
Práticas ESG de governação e conduta ética nos negócios
Garantir a integração de princípios ESG nas práticas de governação, garantindo os mais elevados padrões de ética e transparência.
Equidade, desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores
Promover o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores, salvaguardando uma cultura de diversidade e de igualdade de oportunidades.
Investimento na comunidade
Apoiar o desenvolvimento das comunidades onde a CGD está inserida, contribuindo para a criação de valor social e económico.
Gestão sustentável das operações na cadeia de valor
Promover o desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a redução do impacto ambiental associado às operações da CGD, influenciando a cadeia de valor.
Acessibilidade e inclusão financeira
Acelerar a transformação digital enquanto agente promotor de inclusão e literacia financeira da população e na redução das desigualdades no acesso a produtos e serviços financeiros.
Riscos ambientais e ação climática
Assegurar uma gestão eficiente dos riscos climáticos e a incorporação de fatores ESG nas políticas e análises de financiamento e investimento.
Cibersegurança e proteção de dados
Garantir a confidencialidade, integridade e segurança dos dados de clientes assim como a gestão dos riscos cibernéticos.
Criação de emprego e desenvolvimento do tecido empresarial
Disponibilizar produtos e serviços que respondam às necessidades das famílias portuguesas e para o desenvolvimento e resiliência do setor empresarial.