Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas

Matriz de Materialidade

Em 2019, a Caixa desenvolveu uma revisão dos temas materiais, de acordo com os princípios da materialidade definidos pela Global Reporting Initiative (GRI), através do desenvolvimento de uma abordagem abrangente de análise de materialidade, que teve como principais objetivos:

1) Identificar tendências futuras, novos riscos e oportunidades de negócios na criação de valor a médio e longo prazo;
2) Identificar as expectativas das partes interessadas internas e externas em matéria económica, ambiental e social;
3) Avaliar o impacto para o negócio dos principais riscos não financeiros;
4) Acompanhar os desafios do mercado a nível regulatório;
5) Estruturar e melhorar o foco do conteúdo do Relatório de Sustentabilidade.

 

Abordagem metodológica da análise de materialidade

De forma a ter uma visão holística de todos os temas relevantes em matéria ambiental, social e governance, seguiu-se um processo sistemático, abrangente e rigoroso, com base em:

1) Auscultação das principais expectativas das partes interessadas internas e externas;
2) Identificação das principais tendências do mercado financeiro a nível internacional;
3) Identificação dos desafios e oportunidades futuras identificados por instituições de referência do setor financeiro.

 

Relatório

Definição dos temas Materiais

Sustentabilidade financeira: Ser uma empresa financeiramente sólida e garantir a maior rendibilidade para o acionista.

Segurança da Informação: Gerir os dados do cliente e outras informações confidenciais de terceiros de acordo com os princípios de confidencialidade, precaução e integridade, bem como a proteção de ataques externos ilegais.

Práticas de gestão e modelo de governo: Assegurar práticas de gestão transparentes e de acordo com princípios éticos, bem como a adoção de boas práticas de modelos de governo e independência dos Órgãos de Gestão.

Gestão do Capital Humano: Promover o desenvolvimento, formação e progressão de carreira dos colaboradores, com foco na gestão e retenção de talento, salvaguardando as condições de trabalho justas, dignas e respeito pelos Direitos Humanos, com todos os que trabalham para a Caixa incluindo fornecedores ou subcontratados.

Financiamento Sustentável: Integrar a todos os níveis da organização aspetos ambientais e sociais, nomeadamente na oferta de produtos sustentáveis, avaliação de riscos não financeiros, políticas de financiamento para apoiar a transição energética da sociedade que promovam projetos que integrem critérios ambientais e sociais e que garantam o retorno económico de longo prazo esperado.

Práticas Anti Corrupção: Garantir a adoção das melhores práticas metodológicas e ferramentas de combate à corrupção, branqueamento de capitais e outras práticas ilícitas comuns no sistema financeiro, através da aplicação de regulamentos e leis.

Responsabilidade Social Corporativa: Desenvolver estratégias, políticas e ações que promovam um negócio mais responsável e inclusivo, nas diversas dimensões de atuação, nomeadamente ao nível ambiental e social, promovendo a criação de valor para a sociedade e demais partes interessadas.