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As dez regras do regresso às aulas

Dabox

A abertura das escolas deve seguir regras de acolhimento em segurança para toda a população escolar. A Dabox diz-lhe as principais. 17-09-2020

A abertura das escolas deve seguir regras de acolhimento em segurança para toda a população escolar. A Dabox diz-lhe as principais.

Em matéria de novidades escolares, existe uma que se destaca e que determina todas as restantes mais importantes para o ano letivo, agora a arrancar. O contexto de pandemia veio alterar tudo. As rotinas; as regras de convívio; mas também toda a gestão logística da escola.

Sintetizamos as principais regras orientadoras deste momento de regresso.

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1ª REGRA: Os pais devem informar-se sobre os procedimentos que as escolas dos seus filhos adotam. Cada escola tem essa autonomia em função não apenas das orientações que receberam do Ministério da Saúde mas também em função da sua própria realidade, meios e espaço;

2ª REGRA: Muito importante, ter em conta uma atitude responsável e consciente para os cuidados a ter. A ideia de que o combate ao contágio depende de cada um de nós é, na verdade, a primeira das regras práticas na orientação aos mais novos neste recomeço letivo.

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3ª REGRA: Cabe - a cada escola - implementar as orientações das entidades oficiais, nomeadamente emanadas da Direção Geral de Saúde e da Direção Geral de Educação;

4º REGRA: A gestão escolar deve saber definir espaços e regras de circulação; distanciamento e arejamento dos espaços, assim como disponibilizar material de proteção, como é o caso do gel desinfetante;

5ª REGRA: Estas regras devem antecipar um plano de contingência sistematizado e articulado com as entidades de saúde locais, junto de quem devem manter um contacto direto e imediato. Nomeadamente, em casos de contágio, identificar espaços de isolamento e o trajeto de circulação até lá.

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6ª REGRA: As orientações devem ser conhecidas por toda comunidade escolar, desde os professores aos alunos, passando pelo pessoal auxiliar e encarregados de educação;

7 ª REGRA: As escolas devem ainda privilegiar os meios digitais e à distância para resolver qualquer assunto administrativo;

8ª REGRA: No que diz respeito à gestão do pessoal auxiliar, deve haver um esforço com vista à diversificação de equipas para enfrentar situações de baixa ou de isolamento.

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9ª REGRA: Por último, o papel dos alunos é fundamental – quer dentro, quer fora do ambiente escolar. Cabe-lhes respeitar as regras em vigor, no uso escrupuloso da máscara, nas normas de etiqueta respiratória; de higienização e de distanciamento;   

10ª REGRA: Como o entusiasmo do regresso traz igual entusiasmo no reencontro de colegas afastados há muito, é importante ter em conta uma das normas decorrentes da situação de contingência decretada pelo Governo. As cafetarias e cafés, de maior proximidade com a escola, interditam grupos com mais de quatro jovens. Conheça todas as normas da contingência neste artigo do Saldo Positivo.

 

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