Despesas escola

Como poupar no regresso às aulas

DaBox

Como evitar que as despesas excedam as expectativas e causem embaraço à carteira? As dicas de Susana Rosa explicam tudo By Dabox. 03-09-2021

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

O regresso às aulas traz inúmeros desafios, o regresso à escola, as primeiras vezes em lugares diferentes, os amigos que estão longe há demasiado tempo, novos professores e disciplinas, rotinas que precisam de ser ajustadas e, claro, muitos gastos associados a toda esta nova realidade.

Ainda assim, há pouco que fique por resolver se conseguirmos incutir um bom planeamento e, em questões financeiras, o lema mantêm-se.

Poupar no regresso às aulas é bastante simples se conseguirmos seguir algumas regras chave.

 

O que sobrou de anos anteriores

Na maioria das vezes encostamos o material antigo numa gaveta e nem nos lembramos que ele ainda pode ser útil no novo ano letivo, assim sendo, antes de começar o desafio de compras escolares verifique o que tem em casa e pode ser (re)utilizado.

 

Defina um orçamento

Todas as compras que fazemos são uma escolha da forma como gastamos o nosso dinheiro e o regresso às aulas não é exceção, por isso, antes de se aventurar no supermercado mais próximo, defina primeiro quanto quer ou pode gastar, sem que isso afete o seu mês de forma drástica.

 

Uma lista detalhada de tudo o que precisa de ser comprado

Depois de analisado o que ainda tem em casa e de perceber que disponibilidade financeira tem para esta nova fase, defina detalhadamente o que precisa de comprar para garantir que os mais novos têm tudo o que é indispensável para começar o ano em grande estilo.

 

Renda-se às promoções e a artigos de marca branca

Uma forma de poupar muito dinheiro é ir aproveitando as inúmeras promoções que surgem nesta altura do ano e que são uma grande ajuda para muitas famílias. Uma dica importante, e igualmente interessante em termos de poupança, é sugerir que recorra a marcas brancas. Haverá muitas mochilas e estojos com os desenhos animados em voga, mas será uma ótima oportunidade para envolver as crianças em decisões financeiras incentivando-as a fazer opções e iniciando-as assim neste novo mundo de educação financeira tão importante para o seu futuro.

 

Compare preços e analise os packs

Comparar preços do que é obrigatório comprar é fundamental para fazer escolhas acertadas e económicas e para além da comparação de preços, pense também a médio prazo e analise a possibilidade de investir em packs de material que é necessário voltar a comprar ao longo do ano, como por exemplo, lápis ou corretor.

Aproveite os manuais escolares gratuitos

Os manuais escolares foram em tempos das maiores despesas que os pais tinham nesta altura e chegavam facilmente a consumir um quarto do orçamento familiar no mês da sua compra. Felizmente, a boa notícia é que neste momento é possível ter acesso à grande maioria destes manuais de forma gratuita, por isso, aproveite esta oportunidade. Para além dos vouchers dos manuais gratuitos, existe também a possibilidade de recorrer a bancos de livros, nas próprias escolas, onde encontrará manuais escolares e livros de atividades, na sua maioria, em muito bom estado.

 

Peça fatura e deduza despesas escolares em IRS

Terminamos com uma dica de poupança que, embora não se reflita de imediato, pode trazer surpresas agradáveis no próximo ano. Peça fatura de todas as despesas que tiver relacionadas com educação. Alguns itens como lápis, canetas e borrachas, estão fora deste âmbito mas dentro de Despesas Gerais Familiares. Contudo, pode enquadrar livros extra que estejam fora da lista gratuita de manuais escolares, para os quais deverá pedir uma fatura isolada com o contribuinte dos mais novos, e podem também ser deduzidas todas as mensalidades pagas na escola e até mesmo com explicações quando devidamente comprovadas.

 

Sabia que…

Com a DABOX é possível definir um orçamento destinado exclusivamente ao regresso às aulas e ir acompanhando os gastos, nesta categoria, ao longo do mês? E se se esquecer de verificar como vão as suas contas de regresso às aulas e acabar por gastar mais do que planeou, será a própria DABOX que o irá avisar que está na hora de fazer algumas restrições.

Susana Rosa, @econoMisses

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valoriza estas dicas, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é a app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. A Dabox disponibiliza serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos. Planei a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

Saiba Mais Aqui.

 

Leia também: