Acesso Caixadirecta

Com o Caixadirecta tem acesso ao seu Banco em qualquer lado.

Aceda com o seu Nº de Contrato (Particulares) ou código de empresa (Empresas) e complete a sua autenticação no ecrã seguinte.

Empresas
Particulares
Fechar

Acesso Caixadirecta

Particulares
Empresas
Informação legal
Informação legal

Antes de efetuar a sua decisão de investimento deverá ponderar, nomeadamente, os seus objetivos de investimento, a sua situação financeira e/ou necessidades especificas e definir qual o horizonte temporal que pretende para o investimento, bem como o nível de risco no qual está disposto a incorrer.

O binómio risco/retorno é uma característica dos ativos financeiros que deverá ter presente ao efetuar os seus investimentos. Ou seja, se pretende satisfazer um objetivo de obter uma remuneração potencialmente mais elevada, deverá estar disponível a aceitar um nível de risco mais elevado.

Em termos de prazos de investimento, a tendência mais natural de qualquer investidor é pensar na opção menos arriscada, ou seja, preferir o investimento em prazos mais curtos. Podendo existir razões concretas que o justifiquem, nomeadamente a satisfação das suas necessidades de liquidez a curto prazo, esta poderá não se revelar a solução mais acertada de investimento . A opção de por horizontes temporais superiores está, habitualmente, associada a opções de investimento com maior nível de risco e rendibilidades potenciais.
Adicionalmente, as boas práticas aconselham a que diversifique a sua carteira de ativos financeiros “não colocando todos os ovos no mesmo cesto”.

Qualquer investidor deverá estar ciente de que não existem investimentos financeiros sem risco associado. Na seleção dos fundos a investir deverá consultar o nível de risco do fundo, mantendo presente que esta não é uma informação estática podendo variar ao longo do tempo. Um nível de risco mais baixo não significa que se trate de um investimento isento de risco.

O investimento nos Fundos de Investimento Mobiliário, Imobiliário e Pensões não apresenta garantia de rendimento nem de capital podendo implicar a perda do capital investido.
A classificação feita na presente informação dos fundos em níveis de risco Baixo/ Médio/ Elevado depende do seu nível de ISRR (Indicador Sintético de Risco e Remuneração), que consta das Informações Fundamentais destinadas aos Investidores e dos Prospetos de cada fundo .
 
O ISRR dos fundos obtém-se mediante o cálculo da volatilidade dos últimos cinco anos, podendo variar ao longo do tempo em função das condições do mercado.

Tabela de ISRR
Baixo RiscoMédio RiscoElevado Risco
ISRR1 e 2 3 e 45, 6, 7
Horizonte temporal de investimento recomendado1 a 2 anos2 a 5 anosSuperior a 5 anos
Expetativa de rendibilidade futuraBaixaMédiaElevada

A classificação do nível de risco é efetuada de acordo com a seguinte tabela:

Tabela de classes de risco
Classe de Risco 1234567
Intervalo de
volatilidade
 maior que ou igual a 0,0% 0,5%2,0%5,0%10,0%15,0%25,0%
 menor que 0,5%2,0%5,0%10,0%15,0%25,0%

Esta informação não constitui uma recomendação de investimento e não pode servir de base à compra ou venda de ativos nem à realização de quaisquer operações nos mercados financeiros assim como não deve ser considerado a base de qualquer contrato.
Na preparação desta informação não foram considerados objetivos de investimento, situações financeiras ou necessidades específicas dos clientes, não tendo existido na sua elaboração a adequação da informação a qualquer investidor efetivo ou potencial nem ponderadas circunstâncias especificas de qualquer investidor efetivo ou potencial.
Os dados históricos podem não constituir uma indicação fiável do nível de risco futuro do Fundo.
A informação contida neste documento é realizada com um objetivo informativo, sendo disponibilizada como um instrumento auxiliar, não podendo servir de base a qualquer investimento que possa ser realizado.
A presente informação não dispensa, de modo algum, a consulta das Informações Fundamentais destinadas aos Investidores e dos Prospetos, disponíveis nos locais e meios de comercialização e em www.cmvm.pt e em www.caixagestaodeativos.pt.

Sociedade Gestora de Fundos: CAIXA GESTÃO DE ATIVOS, SGOIC, SA * Av. João XXI, 63 - 1000-300 Lisboa * CRC de Lisboa e contribuinte 502 454 563 * Capital Social € 9.300.000         
Banco Depositário: Caixa Geral de Depósitos, SA