
Já conhece o SPIN?
Fazer e receber transferências é mais fácil com o SPIN, o novo serviço disponibilizado pelo Banco de Portugal. Em vez do IBAN, basta ter o número de telemóvel (particulares e ENI) ou o NIPC (empresas).
Sem custos adicionais
sobre o preçário de transferências
Reforça a segurança
das operações de pagamentos
Disponível para todos os clientes
particulares, ENI e empresas

SPIN: perguntas frequentes
Quais os canais em que o SPIN pode ser utilizado?
Pode utilizar o SPIN:
- Na App Caixadirecta, menu Gerir Serviços >> SPIN;
- No Caixadirecta no nosso site, em Outros Serviços >> Serviço SPIN >> Aderir;
- No Caixadirecta Empresas: Outros Serviços >> Serviço SPIN >> Aderir;
Pode igualmente utilizar o SPIN nas nossas agências e gabinetes.
Que transferências posso fazer por SPIN?
O SPIN permite efetuar transferências para contas do próprio banco ou para outro banco nacional (transferências a crédito e imediatas).
É preciso aderir ao SPIN para fazer transferências utilizando o nº de telemóvel (Particulares) ou NIPC (Empresas)? E para receber?
Para fazer transferências por SPIN (número de telemóvel ou NIPC), não é necessário aderir a esta funcionalidade. Já para receber transferências por SPIN é preciso ter aderido previamente.
É possível alterar ou eliminar a associação SPIN?
Sim. Pode alterar ou eliminar o número associado ao identificador (número de telemóvel ou o NIPC - Número de Identificação de Pessoa Coletiva) a qualquer momento:
- Na App Caixadirecta, menu Gerir Serviços >> SPIN;
- No Caixadirecta no nosso site, em Outros Serviços >> Serviço SPIN;
- No Caixadirecta Empresas: Outros Serviços >> Serviço SPIN.
Os utilizadores empresários em nome individual podem associar o seu número fiscal ao IBAN?
Não. No SPIN, os empresários em nome individual (ENI) são equiparados a utilizadores particulares, pelo que só podem associar um número de telemóvel como identificador e não um número fiscal.
Os utilizadores particulares podem associar o seu número fiscal ao IBAN?
Não. No SPIN, os utilizadores particulares apenas podem associar um número de telemóvel como identificador e não um número fiscal.
É possível associar a um IBAN mais do que um identificador (número de telemóvel)?
Sim. Numa conta com mais de um titular, todos os titulares podem associar o seu número de telemóvel ao IBAN da conta.
É possível associar o mesmo identificador (número de telemóvel e/ou NIPC) a mais do que um IBAN?
Não. O funcionamento do SPIN pressupõe que, em cada momento, um determinado identificador do utilizador (número de telemóvel/ NIPC - Número de Identificação de Pessoa Coletiva) apenas possa estar associado a um identificador da conta de pagamento (IBAN).
É possível associar um número fiscal estrangeiro ao IBAN?
Não. No SPIN apenas são aceites números fiscais emitidos em Portugal.
É possível associar um número de telemóvel estrangeiro ao IBAN?
Sim. No SPIN são aceites números de telemóvel estrangeiros. Este número terá que ser o que está registado e certificado na Caixa.
É possível transferir por SPIN para um IBAN estrangeiro?
Não, o SPIN apenas permite a realização de transferências (a crédito e imediatas) para IBAN nacional.
O SPIN tem custos para o utilizador de serviços de pagamento?
A adesão ao SPIN é gratuita. A realização de transferências por SPIN não tem custos adicionais ao preçário das transferências.
Qual o período do dia em que o SPIN estará disponível?
O SPIN estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Regulamentação
Esta funcionalidade encontra-se regulada pela Instrução n.º 2/2024, em vigor desde 8 de fevereiro de 2024, que altera a Instrução n.º 8/2018 — Regulamento do SICOI.