Já conhece o SPIN?

Fazer e receber transferências é mais fácil com o SPIN, o novo serviço disponibilizado pelo Banco de Portugal. Em vez do IBAN, basta ter o número de telemóvel (particulares e ENI) ou o NIPC (empresas).

Sem custos adicionais
sobre o preçário de transferências

Reforça a segurança
das operações de pagamentos

Disponível para todos os clientes
particulares, ENI e empresas

SPIN

Caixadirecta Empresas

Adira ao SPIN e torne a sua empresa mais ágil para o futuro.

SPIN: perguntas frequentes

Quais os canais em que o SPIN pode ser utilizado?

Pode utilizar o SPIN:
  • Na App Caixadirecta, menu Gerir Serviços >> SPIN;
  • No Caixadirecta no nosso site, em Outros Serviços >> Serviço SPIN >> Aderir;
  • No Caixadirecta Empresas: Outros Serviços >> Serviço SPIN >> Aderir;

Pode igualmente utilizar o SPIN nas nossas agências e gabinetes.

Que transferências posso fazer por SPIN?

​O SPIN permite efetuar transferências para contas do próprio banco ou para outro banco nacional (transferências a crédito e imediatas).  

É preciso aderir ao SPIN para fazer transferências utilizando o nº de telemóvel (Particulares) ou NIPC (Empresas)? E para receber?

Para fazer transferências por SPIN (número de telemóvel ou NIPC), não é necessário aderir a esta funcionalidade. Já para receber transferências por SPIN é preciso ter aderido previamente.

É possível alterar ou eliminar a associação SPIN?

Sim. Pode alterar ou eliminar o número associado ao identificador (número de telemóvel ou o NIPC - Número de Identificação de Pessoa Coletiva) a qualquer momento:
  • Na App Caixadirecta, menu Gerir Serviços >> SPIN;
  • No Caixadirecta no nosso site, em Outros Serviços >> Serviço SPIN;
  • No Caixadirecta Empresas: Outros Serviços >> Serviço SPIN.

Os utilizadores empresários em nome individual podem associar o seu número fiscal ao IBAN?

​Não. No SPIN, os empresários em nome individual (ENI) são equiparados a utilizadores particulares, pelo que só podem associar um número de telemóvel como identificador e não um número fiscal.

Os utilizadores particulares podem associar o seu número fiscal ao IBAN?

​Não. No SPIN, os utilizadores particulares apenas podem associar um número de telemóvel como identificador e não um número fiscal.

É possível associar a um IBAN mais do que um identificador (número de telemóvel)?

Sim. Numa conta com mais de um titular, todos os titulares podem associar o seu número de telemóvel ao IBAN da conta.

É possível associar o mesmo identificador (número de telemóvel e/ou NIPC) a mais do que um IBAN?

Não. O funcionamento do SPIN pressupõe que, em cada momento, um determinado identificador do utilizador (número de telemóvel/ NIPC - Número de Identificação de Pessoa Coletiva) apenas possa estar associado a um identificador da conta de pagamento (IBAN).

É possível associar um número fiscal estrangeiro ao IBAN?

​Não. No SPIN apenas são aceites números fiscais emitidos em Portugal.

É possível associar um número de telemóvel estrangeiro ao IBAN?

​Sim. No SPIN são aceites números de telemóvel estrangeiros. Este número terá que ser o que está registado e certificado na Caixa.

É possível transferir por SPIN para um IBAN estrangeiro?

​Não, o SPIN apenas permite a realização de transferências (a crédito e imediatas) para IBAN nacional.

O SPIN tem custos para o utilizador de serviços de pagamento?

​A adesão ao SPIN é gratuita. A realização de transferências por SPIN não tem custos adicionais ao preçário das transferências.

Qual o período do dia em que o SPIN estará disponível?

​O SPIN estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.


Regulamentação
Esta funcionalidade encontra-se regulada pela Instrução n.º 2/2024, em vigor desde 8 de fevereiro de 2024, que altera a Instrução n.º 8/2018 — Regulamento do SICOI.